Usando Web Server no CLP Siemens S7–1200

Matheus Mesquita Correa
5 min readMay 6, 2021

--

Parte I — Habilitando Web Server

Neste artigo vou mostrar uma funcionalidade bastante útil para monitoramento de variáveis, diagnósticos e status de comunicação do CLP, onde um usuário com as devidas permissões pode ter acesso as essas informações e mudar parâmetros do processo. Qualquer dispositivo conectado na mesma rede do CLP está habilitado para realizar essas operações. Nesta primeira parte irei mostrar as configurações e o hardware utilizado para que do computador ou celular possamos acessar os parâmetros do controlador. No projeto exemplo usaremos o controlador S7–1200 CPU 1215 DC/DC/DC e comunicação PROFINET.

Configuração de rede — Hardware e Software

No projeto demonstração queremos acessar as configurações e o status das tags de qualquer dispositivo. Sabemos que a rede PROFINET é uma rede baseada no padrão de Ethernet Industrial, assim usamos uma configuração típica desse padrão para criação do projeto. Dessa forma, foi criada uma LAN (Local Area Network), composta pelo CLP e computador (conectado por um cabo de rede) e qualquer dispositivo wi-fi com acesso, para isso usou-se um roteador wireless.

Figura 1 — Configuração dos componentes da rede LAN

Primeiro passo é fazer a configuração da rede LAN no roteador de acordo com as instruções do fabricante colocando login e senha de acesso a rede. Feito isso as próximas etapas são feitas no TIA Portal V16. A primeira configuração é habilitar a funcionalidade Web Server no controlador, para isso na tela inicial do projeto, depois de escolhida a CPU, vá em devices & network (1), selecione Activated Web server on all modules of this device (2):

Figura 2 — Habilitando Web server no TIA portal

A opção abaixo refere-se permitir a páginas web com protocolo HTTPS, uma versão mais segura do HTTP, na Parte II desse artigo— Acionando e mudando velocidade de um motor pelo celular — deixaremos essa opção desmarcada, pois a página em HTML foi feita em uma versão antiga que só funciona em HTTPS. Há ainda uma série de outros parâmetros que podemos mudar, mas para essa aplicação vamos somente inserir um usuário:

Figura 3 — Criação de usuário

Por padrão tem-se o usuário Everybody, cujo nível de acesso as informações do processo é classificado como mínimo, ou seja, só tem basicamente informações quanto ao status do CLP. A criação de outro usuário é simples, coloca-se o nome, no exemplo foi Matheus, define-se a senha na coluna password e define o nível de acesso em level access:

Figura 4 — Seleção das autorizações para usuário criado

Nessa etapa escolhe-se quais autorizações se quer dá para o usuário em questão, nesse exemplo foram marcadas todas as opções, o nível de acesso passa a ser classificado como administrativo. Para visualização simples do status e valores de tags basta transferir o programa para o CLP.

Agora basta colocar no browser de preferência o endereço IP do CLP, aqui foi definido 192.168.0.1:

Figura 5 — Acesso aos parâmetros do CLP pelo navegador no PC e celular
Figura 6 — A esquerda tela do computador e a direita a tela do celular

Na parte superior esquerda fazemos o login com usuário criado anteriormente com os devidos acessos:

Figura 7 — Tela de acesso do usuário

O usuário criado possui nível de acesso administrativo que possibilita a diversas informações pertinentes ao controlador, visto na coluna na parte esquerda da (Figura 7). No campo Tag status adicionamos a tag de interesse digitando seu nome na coluna adress e na coluna modify value podemos modificar o valor e clicando em go enviamos o comando para o CLP.

Figura 8 — Leitura e escritas de valores das tags criadas

Na tela diagnostic buffer podemos ver todas as mudanças que acontecem na operação controlador, ferramenta importante para identificar as causas de eventuais falhas e quando ocorreu.

Figura 9 — Tela de diagnósticos

Importante destacar a tela communication, podemos ver se como está a conexão entre o CLP, endereço de IP e todas as configurações de rede:

Figura 10 — Tela de status da comunicação do CLP

O vídeo abaixo temos acionamento de uma sinalização simulando um motor usado o navegador no computador:

Usando navegador para acionamento de uma saída do CLP

Conclusão

Habilitar a funcionalidade Web server não requer muitos cliques e consequentemente a configuração é descomplicada. Além disso, tem-se a vantagem de qualquer dispositivo conectado a rede poder acessar o controlador e seus diagnósticos cuja conexão pode ser feita através de celular, tablet e qualquer outro dispositivo sem fio, para isso não requer grandes investimentos financeiros adicionais e considerando o uso de sistemas sem fio ser uma tendência temos uma ferramenta poderosa.

Na parte II desse artigo vou mostra uma aplicação de controle de um motor pelo celular, como criar uma página HTML e a configuração no TIA portal. Até mais!

Olá! Eu sou Matheus M. Correa, técnico em eletrotécnica, formado em engenharia elétrica e apaixonado por automação, instrumentação industrial, Industria 4.0 e tudo que envolve tecnologia. Atualmente sou Pesquisador de Sistemas Fabris Inteligentes na Fundação CERTI, em Florianópolis, Santa Catarina.

Sign up to discover human stories that deepen your understanding of the world.

Free

Distraction-free reading. No ads.

Organize your knowledge with lists and highlights.

Tell your story. Find your audience.

Membership

Read member-only stories

Support writers you read most

Earn money for your writing

Listen to audio narrations

Read offline with the Medium app

--

--

Matheus Mesquita Correa
Matheus Mesquita Correa

Written by Matheus Mesquita Correa

Engenheiro eletricista, trabalhando com Automação Industrial, Integração de sistemas, IIoT na CERTI, em Florianópolis, Santa Catarina.

No responses yet

Write a response